"Vós sois o sal da Terra"

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele, e disse: Assim diz o senhor: tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade” (II Reis 2: 19-21).Após a ascensão de Elias ao Céu, Eliseu se dirigiu a uma escola de profetas que ficava perto de Jericó. Chegando lá, os homens da cidade disseram a ele que as águas não prestavam para se beber.
Não há nada pior do que não se ter uma água potável para saciar a sede. Mas miraculosamente pelo poder de Deus as águas de Jericó foram purificadas.
Segundo Ellen White, no livro Profetas e Reis, p 117-119, muitas lições espirituais podem ser tiradas desta história da cura das águas. O prato novo, o sal e o manancial são tudo altamente simbólico.
Lançando sal nas águas amarga, Eliseu ensinava a mesma lição espiritual que mais tarde quando Jesus esteve aqui nesta Terra ensinou a seus discípulos dizendo: “Vós sois o sal da Terra” (Mateus 5: 13).
O sal ao misturar-se com o alimento dá um sabor, que é impossível sem a sua presença. Se nós tivermos a presença de Deus em nossa vida, seremos como o sal, que ao se misturar com a fonte poluída purificou as suas águas, levando vida e bênçãos, onde havia amargor e morte.
“Quando Deus compara seus filhos ao sal, Ele deseja ensinar-lhes que Seu propósito em fazê-los súditos de Sua graça é que possam tornar-se instrumentos na salvação de outros” (Profetas e Reis, p. 117).
Como está a nossa fonte? Poluída ou limpa para saciar a sede daqueles que precisam beber da água da vida?
Estamos demonstrando que somos cristãos sinceros?
O mundo necessita de evidências de nosso Cristiano. O veneno do pecado está por toda parte. O mundo está mergulhado no pecado e na corrupção moral. Está cheio de enfermidades, sofrimento e sem esperança!
Será que o nosso exemplo, o vivenciar de nosso cristianismo está sendo um cheiro de vida ou um cheiro de morte?
Quantas almas estão bebendo amargura “porque as fontes estão envenenadas, quando deveriam ser como uma fonte de água que salta para a vida eterna” (Idem).
O sal para dar sabor precisa ser misturado e penetrar na substância em que foi colocado. È misturando-se e associando-se com as pessoas, que elas serão alcançadas pelo poder salvador do evangelho. “Eles não são salvos como massas, mas como indivíduos. A influência pessoal é um poder. Ela deve operar com a influência de Cristo, para exaltar onde Cristo exalta, comunicar princípios corretos e deter o progresso da corrupção do mundo. Deve difundir aquela graça que somente Cristo pode repartir. Deve elevar, dulcificar a vida e caráter de outros pelo poder de um exemplo puro, unido a fervente fé e amor” (Profetas e Reis, p. 118).
A corrente poluída representa a alma que está separada de Deus. O pecado além de separar a pessoa de Deus, tira o desejo e a vontade de conhecê-Lo. “Através do pecado todo o organismo humano fica transtornado, a mente é pervertida, corrompida a imaginação; as faculdades da alma se degradam. Há ausência de religião pura, de santidade no coração” (Idem). A pessoa fica tão fraca espiritualmente, que não tem força moral para vencer. Então cada vez mais vai se afastando de Deus e ao mesmo tempo mergulhando no pecado, tornando a alma mais poluída e aviltada.
À medida que os que foram purificados e santificados através do conhecimento da verdade bíblica se empenham de coração na obra de salvação de almas, tornar-se-ão sem dúvida um cheiro de vida para a vida. E ao beberem diariamente das inesgotáveis fontes da graça e conhecimento, verificarão que seu próprio coração está a transbordar com o Espírito de seu Mestre, e que através de seu nobre ministério muitos serão beneficiados física, mental e espiritualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!