Vivo ou Morto?

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
Conheço uma brincadeira infantil cujo nome é "Vivo ou morto". Escolhe-se quem é o chefe. As criança ficam em pé uma ao lado da outra, de olho no chefe. Ele é quem dá as ordens para as crianças seguirem. Quando o chefe diz "vivo", todos as crianças tem que ficar em pé. Quando ele diz "morto" todas devem se abaixar. Para deixar a brincadeira mais dífícil o chefe pode alternar ordens bem depressa como "vivo, vivo, morto, vivo". As crianças fazem então uma confusão danada. Os mortos se levantam e os vivos se abaixam. Elas ficam perdidas, não sabem se estão vivas ou mortas.
Mas, espiritualmente falando, você está entre os vivos ou entre os mortos?
No Livro de Números 16: 48 lemos o seguinte: "Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga".
A praga estava dizimando os rebeldes de Israel. Arão corre ao meio da congregação e faz intercessão pelo povo. Arão representava Jesus, o intercessor da raça humana.
"Só existem dois tipos de pessoas nesse mundo, os vivos e os mortos, não os fisicamente mortos, mas os mortos espiritualmente. Jesus se põe entre os vivos e os mortos; Ele é a divisa, o ponto de transição de um grupo para o outro. Unicamente por meio dEle podemos ir da morte para a vida" (Lição da E. Sabatina do IV trimestre de 2009).
Como na brincadeira, você pensa que está vivo e está morto ou está morto e pensa que está vivo?
Como saber então?
Há pelo menos 4 sintomas de morte espiritual:
1) Quando não tenho vontade de ler a Bíblia.
E por falar nela, "você já leu a sua Bíblia hoje"? Se você não a leu, não sabe o que está perdendo. Leia sua bíblia todos os dias e "desfrute de seus ensinamentos"(Amilton Menezes).
Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você através de seus escritos inspirados. Você quer que Deus fale sempre com você? Então não deixe de ler a sua Bíblia!
2) Quando não tenho vontade de orar.
Quando você ora, está falado com Deus. Quando você lê a Bíblia, Deus fala com você.
Para termos uma vida de oração mais constante e significativa, temos de deixar de estar apressado. A essência da oração é não estar apressado na presença de Deus. "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor"(Salmos 27:14).
"Pela oração sincera somos posto em ligação com a mente do Infinito"(Caminho a Cristo, p. 96).
Quanto mais comprendermos o quanto é importante a oração, mais iremos orar.
"Nenhuma oração sincera se perde. Deus ouve o clamor do mais débil ser humano. Podem não ser audíveis aos ouvidos humanos, porém não podem morrer no silêncio, nem perder-se no tumulto do afazeres diários. É a Deus que falamos e nossa oração é atendida (Párabolas de Jesus, p. 174).
3) Quando não tenho vontade de ir a Igreja.
Mesmo não tendo vontade, devemos ir a Igreja. Ao reunirmos com os demais irmãos de fé, ficaremos fortalecidos e nos aqueceremos espiritualmente. Uma brasa separada das outras logo se apaga. "Não deixemos de congregar-nos...tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima..."(Hebreus 10: 25).
Todos somos enfermos pelo pecado. Precisamos do Médico dos Médicos para revivermos na fé e na esperança da vida eterna!
4) Quando não tenho vontade de testemunhar.
É partilhando e falando do amor de Jesus aos outros que nós chegamos cada vez mais perto dEle e crescemos na vida cristã.
"A única maneira pela qual Deus pode salvar-nos é permitindo que trabalhemos com Ele"(Meditações Matinais, 1981, p.224).
Não importa neste momento qual é a sua condição espiritual, se está vivo ou morrendo espiritualmente. O que importa mesmo, é você começar agora a estudar a palavra de Deus, orar todos os dias, ir a igreja e testemunhar do amor de Jesus, porque "os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam"(Isaías 40: 21).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!