DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
“Aconteceu que, num daqueles dias, entrou Ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram. Enquanto navegavam, Ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar. Chegando-se a Ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança” (Mateus 8: 22-24).
Em nossa vida aqui neste mundo
também passamos por alguns daqueles dias que não gostamos nem de lembrar, quando parece que não há mais saída, que tudo está perdido, que chegamos ao fundo do poço ou como muitos dizem por aí, a um “beco sem saída”.
Os amigos de Jesus, os que têm a sua companhia também passam por momentos difíceis em suas vidas. “Ele não te prometeu que neste mundo você não teria dificuldades, Ele te prometeu que em meio do vale da sombra da morte, Ele nunca te deixaria, e Ele está aí perto de você” (Pr. Búllon).
Se pelo fato de sermos cristão fosse sinônimo de ausência de problemas e dificuldades, todos seriam por segundas intenções, mas a promessa de Jesus é de que “eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28: 20).
Jesus adormeceu ali no barco por que estava cansado, por que Ele veio na nossa humanidade e sentia cansaço como qualquer ser humano sente, Ele era plenamente humano e plenamente divino. Parece um pouco difícil de entender, mas assim era Jesus, um Deus que assumira nossa humanidade! Um amor tão grande que quase foge da nossa compreensão!
Onde estava Jesus, sempre havia uma multidão e Jesus estava precisando repousar, assim como nós também precisamos tirar as nossas merecidas férias e descansar um pouco para recuperar as energias gastas nas nossas atividades. 

Mas enquanto tranqüilamente Jesus dormia, os discípulos lutavam desesperadamente para salvar suas vidas. Talvez no desespero e medo de morrer nem se deram conta que ali pertinho deles estava aquele que criara o mar, as ondas, o vento e todas as coisas. Porque temer então?
Conheço a letra de uma música que fala assim: "Nem que as trevas me tragam medo e morte, inda sim, não temerei mal algum, se Tu estás comigo aqui, o que então temer"?
Isso acontece também conosco, quando as ondas da aflição parece que vai nos afundar, quando já cansado de debater sozinho e sentindo que não mais há nenhuma alternativa humana que nos socorra, então nos lembramos de Jesus e gritamos por ajuda.
“Quantas vezes se repete em nós a experiência dos discípulos. Quando as tempestades das tentações se levantam, e fuzilam os terríveis relâmpagos, e as ondas se avolumam por sobre nossa cabeça, sozinhos combatemos contra a tormenta, esquecendo-nos de que existe Alguém que nos pode valer. Confiamos em nossa própria força até que nos foge a esperança, e vemo-nos prestes a perecer. Lembramo-nos então de Jesus, e se O invocarmos para nos salvar, não o faremos em vão. A fé viva no Redentor serena o mar da vida, e Ele nos guardará do perigo pela maneira que sabe ser a melhor” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 336).

E quando Jesus acordou, ordenou aos ventos e as ondas que acalmasse, e logo veio a bonança. 
A nossa vida pode estar como um mar revolto e as ondas parece que vai nos afundar, mas se Jesus estiver conosco, em nosso barco, ele não afundará, se o deixarmos tomar o controle de nossa vida!
“Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto” (Salmos 107: 28-30).
Ainda passaremos por muitas aflições, mas temos a promessa que Ele nos livrará de todas as tribulações, até chegarmos ao porto tão desejado, quando todas as nossas ansiedades e temores serão coisas do passado.
Que nos momentos difíceis da nossa vida clamemos dizendo: “Senhor, tem misericórdia de nós; em ti temos esperado; sê tu o nosso braço manhã após manhã e a nossa salvação no tempo de angústia (Isaías 33: 2).
Podemos extrair algumas lições para nossa vida espiritual da tempestade do Lago da Galiléia:
1. Jesus não convida-nos para entrar no barco para depois abandonar-nos.
Jesus disse para os discípulos que iriam para a outra margem do lago. Eles deveriam ter confiado que Jesus não os deixaria morrer afogados naquele lago, porque o objetivo era chegar no outro lado.
Um dia você foi convidado a aceitar a Jesus como Seu Salvador. Se você o aceitou, então deve confiar que Ele nunca o deixará e o levará até o porto desejado.
2. Os amigos de Jesus passam também por tormentas em sua vida, mesmo estando em sua companhia. Mas quando Jesus se levanta, o mar de nossa vida vai ficar calmo e sereno.
3. Quando gritamos por socorro, quando clamamos por Sua salvação, Ele sempre nos responderá, trazendo salvação e paz para a nossa alma.
4. As tempestades não avisa quando vai chegar. Os discípulos não imaginavam o que teriam que enfrentar na travessia do lago.
Nós também não sabemos que tormentas teremos que enfrentar em nossa vida, mas temos que confiar, que mesmo em meio aos momentos mais difíceis, podemos contar com a Sua presença ao nosso lado para nos ajudar, nos acalmar, nos dar a paz e a certeza de que com a Sua companhia chegaremos ao porto que tanto almejamos, onde estará a cidade celestial!

Comentários

  1. Só em Jesus teremos esperança para todo o nosso conforto...Continue assim inspirado por Deus...levando aos outros entender um poquinho mais do seu grandioso amor!!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Amém!!! Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, amanhã e sempre! E sem dúvidas, quer nos levar ao Porto Desejado! Querido: "Que o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre tí e te conceda graça; o Senhor volte para tí o Seu rosto e te dê a paz"!Nm 6:24-26! Lea

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, está de parabéns. Me ajuda a ver ainda mais que só em Jesus conseguimos o reconforto e paz.

    ResponderExcluir
  4. O sofrimento é o meio que Deus usa pra nos fazer crescer na fé.
    Acreditem depois da tempestade se nao duvidares tu e tua casa verao a salvacao como bonança..Amem

    ResponderExcluir
  5. Amém Jesus 🙏 eu creio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!