OS CAMINHOS QUE DEUS TRAÇA



Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

“Não importa o que eu faça, os caminhos que Deus traça, sempre são melhores que os meus”(Hino 487).
“Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-Lhe, e Ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que Lhe pedem”(Tiago 1:15).Viver a vida cristã significa fazer escolhas sábias sobre como viver, o que fazer e com quem nos associar dia-a-dia. Significa, também, reconhecer que as más escolhas podem, nos afetar para toda a vida, ou mesmo para a eternidade.
Segundo Ellen White, nada é mais importante do que se preparar para o Céu:“A maior obra a ser empreendida nesta vida é preparar-se para a vida futura, aquela que é confrontada com a vida de Deus. Estamos em período de experiência, não obstante as dificuldades, podemos cultivar as virtudes que nos levarão a uma vida superior”(Manuscript Releases, vol. 19, p. 321)
.“A palavra de Deus é explícita quanto ao preparo requerido para a vida futura. Ninguém precisa errar quanto a seu dever. Cada família pode saber o que Deus espera dela. Ele deu a sua Palavra como um guia para indicar-nos o único caminho seguro, para nos mostrar as únicas condições sob as quais podemos conseguir a vida eterna”(Manuscripts Releases, vol.18, p. 118).“Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo”(Provérbios 3:5-6).“Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”(Salmos 1:6).“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”(Salmos 16: 17).“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam”(Salmos 18: 30).“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva”(Salmos 84:5- 6).
“O homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher”(Salmos 25: 12)
.Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que espreitam”(Salmos 27:11).“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”(Salmos 32: 8).“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”(Salmos 37:5).“Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome”(Salmos 86:11).Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá”(Salmos 101:6).
“Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até o fim”(Salmos 119:33)
.“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Salmos 119:105.
“Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos”(Salmos 139:3)
.“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”(Salmos 139:23 e 24).“Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz”(Provérbios 2:17).“Por que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas”(Provérbios 5:21).
“Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”(
Provérbios 6:23).
“Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”(Provérbios 10:9).

“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte”(Provérbios 14:12 . NTLH).
A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida”(Provérbios 15: 24 (NTLH).“O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”(Provérbios 16: 17).“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”(Provérbios 22: 6).“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”(Provérbios 23: 26).“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele”(Isaias 30: 21).“Deixe o perverso o seu caminho... e converta-se ao Senhor... Não são os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor... Os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos...” (Isaias 55: 7- 9).“Não conhecem o caminho da paz, e todas as suas ações são injustas. Vocês preferem seguir os caminhos errados e por isso não tem segurança” (Isaías 59: 8NTLH).
“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e acharei descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos”(Jeremias 6: 16).“Mas isto lhes ordenei, dizendo: Daí ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vá bem. Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para frente”(Jeremias 7 : 23-24).“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos”(Jeremias 10: 23).“Porque os meus olhos estão sobre todos os teus caminhos; ninguém se esconde diante de mim, nem encobre a sua iniqüidade aos meus olhos”(Jeremias 16: 17).“Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para o seu bem e bem de seus filhos”(Jeremias 32: 39).“Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”(Oséias 14: 9).“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14: 6).“E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”(Isaias 35: 8-10).O mundo está em constante agitação e não há dúvidas de que estamos vivendo no fim da história e aguardando a volta de Jesus.
Mas, enquanto esperamos, seremos sufocados por ondas de provas e tribulações que o mundo nunca testemunhou. Por isso, precisamos que o Espírito Santo nos guie pelo caminho seguro até a eternidade.
“Tu és o meu Deus, ensina-me a fazer a tua vontade. Que o teu Espírito seja bom para mim e me guie por um caminho seguro” (Salmo 143: 10).Que Deus nos abençoe e nos guie pelo bom caminho! AMÉM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!