FELIZES OS QUE CHORAM!

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

"Bem-aventurado os que choram porque serão consolados". Mateus 5: 4.
Esta é mais uma das bem-aventuranças citadas por Jesus no sermão da montanha. Jesus está aqui dizendo que aqueles que choram serão verdadeiramente felizes. Esta é mais uma receita de felicidade.
Até parece ser contraditório, ter que chorar, quando já tantas lágrimas são derramadas aqui neste "vale de lágrimas"!
Mas Jesus não está se referindo a qualquer choro. Chorar é geralmente sentir profunda tristeza, geralmente com derramamento de lágrimas. Mas podemos chorar por vários motivos, inclusive por amor ou por raiva. Existem as "lágrimas de crocodilos", lágrimas que não são verdadeira. Dizem que os crocodilos quando devoram suas presas derramam lágrimas, em virtude da compressão de uma determinada glândula lacrimal.
Eu desde pequeno ouvia as pessoas falarem que homem não chora; chorar é só para as mulheres que são mais frágeis e sentimentais. Talvez por isso os homens querem dar uma de machões e escondem suas lágrimas. Isto é o reflexo de uma sociedade machista e preconceituosa em que vivemos.
Mas tanto a mulher como o homem tem o direito e devem chorar quando necessário. O choro é saudável, é comprovadamente bom para a saúde, ajudando a pessoa a manter o equilíbrio das emoções e sentimentos.
São milhares de famílias que choram a ausência de seus queridos que partiram tão cedo, deixando um grande vazio em seus corações, com a saudade apertando no peito e lágrimas a enxugar. Mas Deus conhece cada lágrima derramada e até aquelas que ficam escondidas, que são as lágrimas que não molham.
No Salmos 56: 8 diz “recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro”?
Não esqueça que Deus conhece você, vê suas lágrimas escondidas e se compadece, e tem também um plano maravilhoso para sua vida.
Existem vários motivos para chorarmos. Podemos chorar por nos acharmos insuficientes, reconhecendo nossa incapacidade, nossa miséria humana, visto que a Palavra de Deus diz que não podemos salvar a nós mesmos. Por isso Jesus veio a este mundo para que por meio Dele que é todo Suficiente, pudesse salvar aqueles que se acham totalmente insuficiente.
O choro não pode remover a nossa culpa, o nosso pecado, porque "a verdadeira tristeza pelo pecado é o resultado da operação do Espírito Santo". Desejado deTodas as Nações, p. 220.
Existe o choro por arrependimento, por ter praticado algo errado, um sentimento de profunda tristeza que brota de um coração sincero e arrependido. Foi o que aconteceu com Pedro quando traiu a Jesus.
"Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente". Lucas 22: 61-62.
Você pode chorar também por aflição. Todos estamos sujeitos a passar por momentos de grande aflição. Já passei por vários momentos de aflição, mas um que me marcou, foi quando meu filho mais novo, o Tomi ficou doente e teve que ser hospitalizado. O médico pediatra fazia todos os tipos de exames e não conseguia descobrir a causa da doença, mas os hemogramas davam resultados sempre bem alterados. O meu coração começou a ficar aflito, me sentido deprimido e angustiado. Peguei o carro e fui para a minha casa, que ficava a uns 35 km do hospital, para buscar umas roupas. Naquele dia, viajei mais ou menos 15 km chorando e orando a Deus para que resolvesse o problema de saúde de meu filho a quem eu amava muito! Mas graças a Deus, ele ficou bom. Foi a última vez que baixou hospital. É hoje, um jovem de 17 anos, saudável e feliz.
Ellen Vhite escreveu: "Por meio da aflição revela-nos Deus os lugares infeccionados em nosso caráter, para que, por Sua graça, possamos vencer nossas faltas...Quando provados, não nos devemos rebelar, ou buscar fugir à mão de Cristo". O Desejado de Todas as Nações, p. 221.
Mas o choro mais sublime, mais lindo é o choro movido pelo amor. São as lágrimas derramadas motivadas pela compaixão e que cada vez mais está ficando uma raridade.
Estamos em meio a uma sociedade cada vez mais desumana e egoísta, onde "cada um é por si e Deus por todos", quando deveria ser "todos por um e um por todos e Deus para todos".
As lágrimas de compaixão humana foram derramadas por Jesus, quando estava montado num jumentinho, entrando triunfalmente em Jerusalém.
"Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou". Lucas 19:41.
Jesus chorou por causa das pessoas pelas quais Ele daria sua vida, que o estavam rejeitando. Estavam perdendo a oportunidade de salvação. Quantas pessoas hoje também estão rejeitando a Jesus e perdendo a única chance de salvação !
"Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã". Salmos 30: 5.
Aqui Jesus está prometendo transformar o nosso pranto em alegria. E essa alegria começará quando nós reconhecermos a nossa insuficiência, arrependendo de nossos pecados, suportando nossas tristezas e amando com paixão as pessoas, assim como Jesus as ama. Então agora, no presente, seremos felizes, e na manhã grandiosa da volta de Jesus, todo o nosso pranto, toda as nossas lágrimas serão enxugadas e se tranformarão em eterna alegria!

Comentários

  1. Olá, Primo

    Parabéns pelo conteúdo do Blog, principalmente por este último artigo.

    Desculpe pela demora em ler o seu comentário, mas já adicionei o seu Blog na relação dos Blogs do Comunicando Jesus.

    Percebi que você já colocou um contador de visitas no site. Eu também não sou expert em Blog, mas o que consegui até o momento foi por dicas de amigos como o Michelson. Se ainda estiver precisando de alguma dica, pode falar.

    Sucesso!

    Vanio Fortes

    ResponderExcluir
  2. O choro pode durar uma noite, mas a alegria virá de pela manhã...o sofrimento e a dor desse mundo tudo em breve irão se vindar...
    Realemnte seu Joel..as lagrimas limpam nossa alma...ela é precisiosa...e Desu com certeza irá nos consolar pois estamos sofrendo muito nesse lugar..que de fato não é nosso lugar..
    Parábens que Deus continue lhe inspirando...
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!