HUMILDADE DE ESPÍRITO

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

“Bem aventurado os humildes de espírito por que deles é o reino dos Céus” (Mateus 5:3).

"Esta é a abertura do mais importante sermão de Cristo, também chamado como O Sermão da Montanha”.
São promessas maravilhosas de felicidade agora no presente e para os futuros herdeiros do reino eterno.
Jesus está dizendo que seriam felizes as pessoas que são humildes de espírito, que se acham pecadoras, insuficientes, dependentes, carentes, que sentem em sua vida o senso das limitações humanas e a necessidade de agarrar a mão da Onipotência para suprir suas necessidades espirituais.
"Quando os homens reconhecerem sua própria nulidade, acham-se preparados para ser revestidos da justiça de Cristo". Chist Our Righteousness, p. 124.
[...] a nossa suficiência vem de Deus” (Coríntios 3: 5) última parte.
Para que isso aconteça é necessário esvaziarmos todo o orgulho, auto-suficiência, para que Deus possa fazer a sua obra em nós e habitar em nosso coração.
“Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para a alma humana como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável” (Parábolas de Jesus, p. 154).
Os humildes de espírito são aqueles que se sentem pobres, mas aos olhos de Deus são considerados ricos.
“Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos”(Provérbios 13: 7).
Os humildes de espírito possuem uma riqueza de dar inveja, porque reconh ecem sua total dependência de Deus.
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”  (Salmos 34: 18).
Os que têm o coração quebrantado, permitem que o Espírito Santo faça o seu trabalho, sensibilizando o coração para buscar Jesus, reconhecendo os seus pecados e sentindo desesperadamente a necessidade do Salvador. "Quanto mais perto vos chegardes de Jesus, tanto mais cheio de faltas parecereis aos vossos olhos; porque vossa visão será mais clara e vossas imperfeições se verão em amplo e vivo contraste com Sua natureza perfeita" (Caminho a Cristo, p. 55).
"Ninguém que pretenda ser santo é realmente santo. Aqueles que estão registrados como santos nos livros do Céu não se apercebem deste fato e são os últimos a proclamar a própria bondade" (A fé Pela Qual Eu Vivo, p. 644).
"Aqueles que estão realmente buscando o perfeito caráter cristão, jamais condescenderão com o pensamento de que estão sem pecado. Sua vida pode ser irrepreensível; podem estar vivendo como representantes da verdade que aceitaram; porém, quanto mais consagram a mente para se demorar no caráter de Cristo e mais se aproximam de Sua divina imagem, tanto mais claramente discirnirão Sua imaculada perfeição e mais profundamente sentirão seus próprios defeitos". A Santificação, p. 7.
“...Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Isaías 66: 2).
Jesus nos deixou o mais belo exemplo de total submissão a Deus. Ao deixar as glórias do Céu e vir para este mundo, cercado de perigos e tentações, Ele às venceu uma a uma, não com sua própria força, mas na total dependência de Deus. E nos momentos mais difíceis, quando a sorte da humanidade estava em Suas mãos, Ele disse: “Pai, se for possível passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua”. (Lucas 22:42).
Jesus esvaziou-se, deixando as honras, as glórias do Céu, vindo morrer por você e por mim!
"A Jesus que Se esvaziou a Si mesmo para a salvação da humanidade perdida, o Espírito Santo foi dado sem medida. Assim será Ele dado a todo seguidor de Cristo, quando todo o coração for entregue para Sua habitação" (O maior Discurso de Cristo, p.26).
"Quando o Espírito Santo de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes de cima. A bênção vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discer, cria um novo ser à imagem de Deus" (Desejado de Todas as Nações, p. 122).
Falando de Enoque a Bíblia diz em Gên. 5: 24: "Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para Si".
"Seu coração estava em harmonia com a vontade de Deus...Enoque era homem de espírito forte e altamente cultivado, e de extenso saber; era honrado com revelações especiais de Deus; todavia, estando em constante comunhão com o Céu, achando-se sempre diante dele a intuição da grandeza e perfeição divina, foi um dos homens mais humildes. Quanto mais íntima a ligação com Deus, mais profunda era a intuição de sua própria fraqueza e imperfeição" (Patriarcas e Profetas, p. 81).
A constante comunhão com Deus encheu a alma de Enoque de humildade. O grande pregador D.L.Moody disse: "O princípio da grandeza é tornar-se pequeno, o aumento da grandeza é tornar-se menor e a perfeição da grandeza é não ser nada".
Ellen G. White escreveu: "A verdadeira humildade... constitui a genuína grandeza" (Desejado de Todas as Nações, p. 482).
Assim, nós também precisamos esvaziar todo o nosso orgulho espiritual, nossa auto-suficiência, prepotência, arrogância, mania de grandeza e de querer ser melhor e mais santo que os outros! Então seremos cheios do Espírito de Deus em nossa vida, sendo felizes agora e muito mais ainda quando formos súditos do Reino de Cristo!

Comentários

  1. Olá professor eu adorei encontrar o seu blog,foi por acaso eu estava no site de poemas e vir o seu link e clikei e me deparei com este blog abençoado eu tmb tenho meu blog mais ha muitos meses eu não faço nenhuma postagem.mas se o senhor quiser ser meu amigo de orkut eu lhe faço esse convite.Fique com Deus.Meu email é
    marcia-camille@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá

    também achei por acaso este Blog, gosto de ler textos deste gênero, pois amo a palavra de Deus...

    E este texto acima falou muito comigo, pois é bem assim mesmo, quando eu acho que sou pecadora, tão dependente de Deus, que não sou nada, é quando ele olha pra mim e fala no profundo do meu coração...

    Que Deus abençoe grandemente sua vida e sua familia...

    Que as benção dos Senhor venham ser infinitas pra vcs...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!