QUE TIPO DE AMIGO VOCÊ É?

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

Quem não gosta de fazer amizade? É uma das melhores coisas da vida! Não dá para imaginar alguém feliz sem ter amigos! Velhos, crianças e especialmente os jovens gostam de fazer amizades e ter amigos. Mas a amizade é como uma plantinha que exige certos cuidados para que possa crescer, dar flores e frutos.
Aristóteles dizia que há três tipos de amizades: aquela que é fundamentada no prazer recíproco, a que se estabelece pela utilidade, e a que existe por causa da admiração mútua. Devemos ter cuidado com certos tipos de "amigos":
"Amigo repórter – só quer saber das notícias, novidades e fofocas.
Amigo surpresa – finge ser amigo.
Amigo bisbilhoteiro – vive surpreendendo, seja de maneira agradável ou constrangedora.
Amigo de fachada – faz tudo para impressionar; se precisar mente ou inventa coisas.
Amigo interesseiro – está interessado em tirar vantagem.
Amigo aventureiro – faz da amizade uma “aventura colorida”.
Amigo da onça – só deseja o pior para os amigos, como na anedota de dois caçadores na mata. Um perguntou:

- Se uma onça estivesse correndo atrás de você, o que faria para escapar?
- Eu dava um tiro nela.
- E se você não tivesse uma espingarda?
- Eu usava um facão.
- E se não tivesse um facão?
- Pegava um pedaço de madeira.
- E se não houvesse madeira por perto?
- Subia numa árvore.
- E se onça subisse na árvore também?
- Eu corria.
- E se estivesse paralisado de medo?
Aborrecido, o sujeito perguntou: escuta, você é meu amigo ou amigo da onça?
Talvez você tenha tido amigos que o decepcionaram.
Mas que tipo de amigo você é?
Tem "amigos" iguiais aqueles que o filho pródigo arrumou quando tinha bastante dinheiro, mas quando acabou o dinheiro, eles o abandonaram. Esse tipo de amigo estão aos montes por aí!
Na Bíblia encontramos o relato de uma das mais bela história de amizade entre Davi e Jônatas. (I Samuel 18: 1-4).
"Davi realizou aquela façanha de vencer o gigante Golias, e o rei Saul mandou chamá-lo. "Na conversa entre Davi e Saul, Jônatas percebeu a grandeza e a sinceridade de Davi. E por causa da limpidez do olhar de Davi, Jônatas teve simpatia por ele. Ele se identificou com Davi".
"Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto". I Samuel 18:4-5.
Que linda amizade havia entre eles. Um amor de irmão!
Podemos aprender com essa história que amizades verdadeiras só é possivel se houver amor verdadeiro, sem egosímo, sem tirar vantagem, sem aquela de "uma mão lava a outra"! "Saul fez de Davi seu escudeiro, mas Jônatas proporcionou-lhes as armas: deu a capa, que era símbolo de proteção. Um amigo não deixa o outro descoberto. Nunca expõe as fraquezas do outro. Deu a armadura, que era símbolo de segurança. Um amigo não permite que calúnias ou fofocas atinjam o outro. Deu a espada. A espada era o mais importante instrumento de eficiência para um soldado. A Palavra de Deus é o meio de um jovem ser eficiente soldado hoje. Um amigo verdadeiro oferece a espada da palavra para defender, animar e orientar o outro. Deu o arco. O arco servia tanto para a defesa quanto para caçar alimento. O amigo nunca desampara. Às vezes, só a presença é consolo suficiente na tristeza. Deu o cinto. Esse era o instrumento usado para sustentar as vestes. Você sabe como sustentar uma boa amizade? Não use máscaras, seja sincero como foi Jônatas com Davi!
Pela hierarquia Jônatas deveria ser o rei quando Saul morresse, mas ele estava disposto a ser o segundo. "Porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo". I samuel 23: 17.
Quanta gente hoje tida como boa se contenta em ser o segundo?
Quantos que para subir na vida pisam por cima dos outros?
Quantos que estão se preparando para ir para os Céus estão puxando o tapete de seus colegas para ser o primeiro?
Você é humilde o suficiente para ser o segundo e tirar as pedras do caminho para que o seu colega, seu comandado ou amigo possa subir?
Está havendo disputas internas entre aqueles que estão fazendo a obra do Senhor? Ou como chefes, estamos usando aquele termo bem conhecido no mundo aí afora: "cabeças vão rolar"!
Construa amizades verdadeira. Isso é muito importante para sermos felizes. Construa amizades com amor, sendo sempre sinceros e leais.
Em meio a tanta falsidade, é possível ainda cultivar amizades como a de Davi e Jônatas!
Você está criando amizades que durarão por toda a vida?
Jesus é o nosso melhor modelo. Ele é o nosso melhor amigo!
Através de nosso relacionamento com o amigo Jesus, podemos construr amizades sólidas e duradouras. Você gostaria de aceitar a Jesus agora como seu melhor amigo e ter certeza que você nunca mais estará sozinho?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA