Fica conosco, por que já é tarde!

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

"Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles" (Lucas 24: 29).
Você já andou pelos caminhos da vida, desalentado, sem esperança, sonho frustado, cheio de dúvidas, como se uma núvem escura estivesse pairando sobre você?
Pois era assim que Cleopas e seu companheiro andavam de volta para a pequena aldeia de Emaús, que ficava a mais ou menos 12 km de Jerusalém.
O Sol estava quase desaparecendo no horizonte e o crepúsculo estava chegando para aumentar ainda mais a melancolia dos dois viajantes pelo pedregoso caminho, pelo dia talvez mais frustrante e triste de suas vidas. A conversa girava em torno dos últimos acontecimentos do julgamento e crucifixão de Jesus.
Mas não haviam andado muito quando um estranho junta-se à eles pelo caminho. Tão tristes e decepcionados estavam que nem repararam no estranho que anelava consolá-los, enxugar-lhe as lágrimas e enchê-los de alegria!
Jesus ainda é o mesmo hoje! Ele anda ao nosso lado, louco para colocar alegria no coração cheio de tristeza, esperança onde onde há desalento! Mas nós nos concentramos apenas nas decepções e problemas que amarguram a nossa vida que nem chegamos a perceber ou sentir a sua presença amiga bem ali, ao nosso lado, ansioso para animar, fortalecer e fazer com que creiamos em suas promessas.
Maria quando foi ao sepulcro onde Jesus havia sido sepultado, ficou cheia de tristeza, com os olhos cheios de lágrimas que nem reconheceu que Jesus estava bem ali a sua frente. As lágrimas muitas vezes são tantas que não conseguimos entender que Jesus está ali ao nosso lado e se Ele pudesse alcançaria o lenço para enxugarmos as lágrimas e diria: "Filho (a), um dia elas não mais existirão, pois eu morri por você também, e logo voltarei, onde lágrimas só existirão de felicidade"!
Quando Jesus falou o nome "Maria", daquele jeito tão especial que só Ele era capaz de falar, ela então reconheceu que era Jesus!
Um dia eu e você teremos um novo nome dado por Jesus e também seremos chamados de uma maneira bem individual e especial, que só Jesus sabe fazer assim como ele chamou "Maria"!
Os díscipulos estavam tão tristes que não perceberam que "palavra de vida e segurança caiam dos lábios do salvador, mas ainda os olhos deles estavam fechados" (D.T. N, p. 564).
Mas quando estavam chegando na aldeia, Jesus fez menção de passar adiante, mas os discípulos sentiram-se atraídos para Ele e querendo ouvi-lo mais, disseram: "Fica conosco, por que já é tarde e o dia já declina" (Lucas 24: 29).
"Houvessem os discípulos deixado de insistir no convite, e não teriam ficado sabendo que seu companheiro de viagem era o Senhor Ressuscitado. Cristo nunca força a Sua companhia junto de ninguém. Interessa-se pelos que dEle necessitam. Com prazer penetra no mais modesto lar, e anima o mais humilde coração. Mas se os homens são demasiados indiferentes para pensar no Hóspede Celestial, ou pedir-Lhe que neles habite, Ele passa. Assim sofrem muito grande perda. Não conhecem a Cristo mais que os discípulos, enquanto Ele lhes caminhava ao lado" (D. T. N., p. 565).
Cleopas e seu colega só reconheceram Jesus quando ele estendeu as mãos para abençoar o alimento exatamente do mesmo modo como Ele costumeiramente fazia. Aí eles olham com assombro e vêem os sinais dos cravos em suas mãos. Esses sinais Jesus carregará para sempre como lembrança do Seu eterno sacrifício por amor da humanidade caída!
Os dois discípulos ficaram tão cheio de alegria, que apesar de cansados e com fome, eles deixam o alimento sobre a mesa intactos e voltam pelo mesmo caminho apressadamente para dar a maravilhosa notícia para os outros discípulos que estavam em Jerusalém.
"Não vêem, não sabem que estão sendo protegidos por aquele que com eles viajara pelo mesmo caminho correndo aqui, tropeçando acolá, vão sempre para a frente, tendo bem próximo ao lado, por todo o caminho, o Invisível Companheiro" (D.T.N. , p. 565).
Agora eles não tinham fisicamente a presença de Jesus, mas sabiam que Ele estava ali, ao lado deles vigiando e guardando-os da noite escura.
Eu e você também podemos ter a Sua companhia sempre ao nosso lado. Basta abrirmos os olhos da fé para sentirmos a Sua presença nos momentos mais difíceis do caminho de nossa jornada pela estrada desta vida.
Outra lição que podemos extrair para nós do episódio de Emaús é que temos uma grande notícia para dar ao mundo, aos nossos colegas de trabalho, aos nossos vizinhos, aos nossos parentes, aos nossos amigos, de que Jesus está quase voltando. Esta é uma ótima notícia, cheia de esperança, para um mundo que não acredita mais em nada e em ninguém. Jesus é a solução para todos os problemas deste mundo que não tem mais saída do ponto de vista humano! Ele é a única solução para o problema da morte, por que ele ressuscitou!
A noite está escura, cada vez mais escura e precisa urgentemente que o Sol da Justiça ilumine esse mundo escuro de seis mil anos de pecado e principalmente o nosso coração, pois já é tarde e o dia já declina...!
Peçamos para Jesus: Fica comigo! Pois já é muito tarde da história deste mundo de pecado, de tristezas, de morte, de sofrimento, de fome, de trajédias, de injustiças, de desonestidade, de lágrimas!
O dia tão aguardado da volta de Jesus está chegando, já é quase meia-noite da história deste mundo!
"Mas enquanto Jesus não vêm precisamos levar "a maior de todas as mensagens anunciadas ao mundo, uma mensagem de boas-novas de que dependem as esperanças da raça humana para o tempo da eternidade" (D.T.N. p. 565).
Por que não convidar Jesus, agora, nesse instante: "Fica comigo"! Pois já é muito tarde para ficarmos brincando de cristão! Que Jesus fique para sempre no seu e no meu coração, para que possamos anunciar com fé e esperança a breve volta de Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!