A Vitória é uma conquista díaria com Deus


Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
"Com Deus ao nosso lado seremos vitoriosos". Salmos 60: 12.
Cada dia é um dia diferente do outro que virá. Talvez o dia seguinte tenha um rosto bem diferente. E os maiores desafios enfrentados pelos jovens são resultados da situação ou condição espiritual em que se encontram. Os nossos jovens sabem muito bem o que é certo e o que é errado, conhecem bem os princípios da palavra de Deus, pois foram doutrinados desde pequenos aqueles que nasceram nos lares adventista.
Mas por que então eles muitas vezes são tão vacilantes na quebra de princípios em relação ao “sexo, drogas, secularismo, moda, música e outros problemas que são, na verdade, portas abertas para o inimigo levar ao pecado alguém que está com a sua vida espiritual tão debilitada?” Revista Ação Jovem de 2007.
Conhecer os princípios e a verdade não são suficientes. Os jovens estão cercados de tentações por todos os lados. Mais que conhecer e compreender estes princípios são necessários fortalecê-los espiritualmente, pois “quando a relação com Deus está forte a tentação perde a sua força”.
Eu tenho observado meus alunos e sei que eles sabem direitinho o que devem fazer para conservar melhor o ambiente em que vivem, o ambiente da sala de aula e o da casa onde eles moram, mas não praticam o que sabem, isto é, aquilo que eles supostamente “aprenderam” em relação à conservação do ambiente, não foi suficiente importante para gerar uma mudança comportamental para melhor.
Assim também é na vida espiritual, muitos jovens não têm força suficiente para resistir, por que não possuem uma “forte relação com Deus”.
Nós professores estamos formando alunos de uma geração que até sabe o que deve e o que é certo fazer, mas não tem forças e nem motivação para isso. Assim acontece com nossos jovens da Igreja, sabem o que não é certo, mas não conseguem abandonar os maus hábitos e fraquezas que o acabam levando a uma vida de duplicidade: adoram estar na igreja e até participam da programação espiritual, mas fora dela levam uma vida quase igual aos demais, a não ser pela consciência pesada e uma sensação de vazio e tristeza!
Meu querido jovem, a vitória precisa ser uma conquista diária! Cada dia você deve ter um encontro marcado com Jesus a sós e intransferível, para que você possa andar lado a lado com Ele, todos os dias para ter força suficiente para ser um vencedor na batalha espiritual que terão que travar a cada momento de suas vidas.
Ellen White deixa esse conselho inspirado: “Os jovens devem estudar a palavra de Deus e dar-se à meditação e oração. Então descobrirão que seus momentos de lazer podem ser melhores empregados. Jovens amigos, vocês deveriam tomar tempo para examinar-se, a ver se estão no amor de Deus... a oração é a força do Cristão”. Test. para a Igreja, v I , p 503, 504.
Existe dois poderes antagônicos que lutam pela supremacia de nosso coração. Não precisa você escolher deliberadamente o reino das trevas para cair-lhe sob o poder. Basta nigligenciar o estudo da Palavra de Deus, a oração e a comunhão diária com Ele, satanás toma posse de nosso coração "A única defesa contra o mal, é Cristo habitar no coração mediante a fé em sua justiça.[...]Podemos deixar muitos hábitos maus, podemos por tempos separar-nos de satanás; mas sem uma ligação vital com Deus pela entrega de nós mesmos a Ele momento a momento, seremos vencidos. Sem conhecimento pessoal com Cristo e constante comunhão ficamos submetidos ao inimigo, e havemos afinal de fazer-lhe a vontade". DTN, p. 222-223.
Todo o Céu está a sua disposição, para que você seja vitorioso. Não despreze os recursos celestiais. Somente com eles você pode obter a vitória. Você pode. Basta querer e aceitar que Deus realize em sua vida os melhores planos que Ele mesmo elaborou para você. Está em suas mãos. Faça a escolha certa! (Comentário da lição 11 de 2008: Pr. João Antonio Alves, Professor de Teologia do IAENE)
"A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Nesta guerra não há trégua; o esforço deve ser contínuo e perseverante. É assim fazendo que mantemos a vitória sobre Satanás. Todos têm de se empenhar por si nessa luta; nenhuma outra pessoa pode combater os nossos combates. Somos individualmente responsáveis pelos resultados do conflito; ainda que Noé, Jó e Daniel estivessem na Terra, não poderiam, por sua justiça, livrar nem filho nem filha" (A Ciência do Bom Viver, p. 201).
A nossa entrega a Deus deve ser diariamente e nutrida sem interrupção com a palavra de Deus, com a oração, com o testemunho pessoal daquilo que Ele fez em nossa vida. Portanto, a vitória sobre o pecado e as tendências pecaminosas, não é uma coisa de uma hora para outra, mas sim com muita comunhão diária, muito joelho dobrado e quem sabe até com muita lágrima derramada, pois a vitória é uma conquista diária!
Mas para que possamos receber auxílio de Cristo, devemos compreender nossa grande necessidade. Reconhecermos que somos pecadores e só Cristo pode nos salvar, renunciando a nossa confiança própria e lançando mão do poder divino.

Comentários

  1. Jair Teixeira Guimarães de Santa Cruz do Rio Pardo SP eu vi sua Pagina é muito bem feita Gostei de muitas coisas que voce dise Deus te abençõe Confie no nosso Senhor jesus Cristo .
    Meu Email j-teixeira-=guimaraes@bol.com.br.
    Assista ou conete na Apalavra Original para Voce se interar mais
    www.apalavraoriginal.org.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!