Felizes os Mansos!

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
"Bem aventurado os mansos, porque herdarão os céus"(Mateus 5:5).
Esta é a terceira qualidade mencionada por Jesus no Sermão da Montanha daqueles que entrarão no reino dos Céus. Na verdade é uma receita de felicidade já para aqui nesta Terra e que culminará com a eterma felicidade de entrar no paraíso de Deus, quando Ele voltar para buscar os seus queridos, aqueles que em suas vidas tem um dos frutos do Espírito que é a "mansidão" (Gálatas 5:23).
Segundo o Dicionário Aurélio, mansidão significa índole ou procedimento pacífico de quem é manso; brandura; serenidade, tranqüilidade, calma. Estas características hoje são consideradas pela maiorias das pessoas como fraqueza. Muitos não sentem-se tão confortáveis quando são atribuídos esta virtude, mas ela é necessária para os que estão se preparando para o Céu!
O Salmista lembra-nos em Salmos 149: 4 que "o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação.”
Muita gente gosta de usar adornos para chamarem a atenção dos outros. Mas o cristão deveria usar a mansidão como um adorno, não para chamar a atenção, mas para fazer a diferença entre os que servem e os que não servem ao Senhor.
O apóstolo Paulo na carta aos Efésios menciona a "mansidão"(Efésios 4:3), como uma qualidade importante para a unidade da fé, "suportando uns aos outros em amor". Na carta aos Colosenses Paulo cita novamente a "mansidão"(Col. 3:12), como uma virtude que deveria ser cultivada entre eles e também entre nós que vivemos nos dias que antecede a volta de Jesus.
No livro Conselhos Para a Igreja, p. 51, me deparei com esse belo pensamento: "O mais precioso fruto da santificação é a graça da mansidão. Quando esta graça reina no coração, a disposição é moldada por sua influência. Há uma contínua confiança em Deus e uma submissão da própria vontade à dEle. [...]os olhos dAquele que vê os segredos dos corações notam e recompensam com aprovação cada esforço feito com renúncia e mansidão. [...]Deus sorri para os humildes e meigos que seguem de perto as pisadas do Mestre. Os anjos são atraídos a eles e apreciam demorar-se ao seu redor. [...]os anjos celestiais curvam-se amavelmente sobre eles e são como uma parede de fogo ao seu redor".
Quando estava lendo esses pensamentos maravilhosos, eu fechei meu olhos e orei a Deus, pedindo mais paciência, pois preciso muito da ajuda divina, pois muitos me acham manso, mas quando mexem comigo eu fico uma fera. É fácil ser manso quando ninguém mexe com a gente, mas a verdadeira mansidão deve ser manifestada nos momentos mais críticos e provocadores de nossa vida.
Conforme Números 12: 3, "Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra".
A educação que Moisés recebeu no Egito, apesar de ser importante não o ensinou a ser manso. Ele teve que pastorear o rebanho de ovelhas por 40 anos pelas montanhas selvagens e pelos verdes pastos dos vales para aprender a mansidão e a paciência.
Nós não seremos pacientes e mansos de uma hora para outra, talvez seja uma luta renhida de uma vida toda. Moisés precisou de 40 anos. Você talvez precise de menos ou de mais tempo, mas é perfeitamente possível se aprendermos de nosso exemplo perfeito que é Jesus. "Se posuirmos a humildade de nosso Mestre, sobre-por-nos-emos aos menosprezos, às repulsas, aos aborrecimentos a que estamos diariamente expostos, e estes deixarão de nos lançar sombra sobre o espírito. A mais elevada prova de nobreza num cristão é o domínio de si mesmo. [...]A humildade de coração é a força que dá vitória aos seguidares de Cristo; é o penhor de sua ligação com as cortes do alto" ( O D.T.N., p. 207).
Em Salmos 37: 11, temos também essa preciosa promessa que "Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz".
Se você assim como eu precisa ser mais manso, mais humilde, mais sereno, mais tranquilo; que tal nesse momento, elevar os olhos aos céus e pedir a Deus a sua ajuda para cultivar esse fruto do Espírito, em meio a uma geração tão estressada e violenta em que vivemos?
Mas não esqueçamos, sem a mansidão como fruto em nossa vida, ficaremos fora dos Céus!
Que Deus nos abençõe para que possamos ter a paz e a felicidade já, aqui nesta Terra e bem logo, a vida eterna com Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!