Você é Perseverante?

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
Deus havia feito a promessa de levar o povo de Israel à terra prometida. Desde a saída do Egito o povo retirante viu com os próprios olhos os sinais e maravilhas operados por Deus em favor deles.
Viram as pragas caírem sobre os egípcios, enquanto eles estavam protegidos.
Viram o Mar Vermelho se abrir para passarem a seco, são e salvos do outro lado, enquantos os soldados de Faraó sucumbiram afogados no mar.
Viram uma nuvem que os acompanhava durante o dia para os proteger do escaldante sol do deserto, enquanto a noite uma coluna de fogo iluminava e aquecia do frio congelante do deserto.
Viram água escorrer da rocha para os mitigar da sede.
Viram o maná cair do céu para saciar a fome naquele árido deserto.
Poderiámos enumerar outras incríveis providências de Deus em cuidar com todo o carinho aquele povo que foi escolhido para ser uma luz para os gentios.
Mas mesmo diante de tantas demonstrações de cuidado e proteção, não foram obedientes A Deus: "[...] Me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram a minha voz" (Números 14: 22).
Já nos limiares de Canaâ, quando os doze homens foram espiar a terra prometida, fizeram um relatório desanimador, tirando as esperanças até dos mais otimistas: " [...] Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós" (Números 13: 31).
Eles esqueceram muito rápido todas as maravilhas que Deus havia operado no meio deles. Eles também esqueceram que a força deles vinha de Deus.
Que relatório derrotista! Que falta de fé na promessa de Deus que os levaria até a terra de Canaâ, onde manava leite e mel!
Deus durante a jornada pelo deserto havia colocado um muro de proteção em volta deles. Por que então agora fraquejar e duvidar? Por que temer então?
Esqueceram que para os homens pode ser impossível, mas não para Deus!
Quando as coisas são impossíveis aos olhos humanos, então é aí que Deus se manifesta. Não olharam para trás para se recordar da maneira incrível como Deus os tinha conduzido através daquele inóspido deserto. Que pena!
Mas isso pode acontecer conosco também, esquecendo a maneira maravilhosa como Deus tem conduzido esta Igreja que agora é militante, mas que muito logo se tornará uma Igreja triunfante se seguirmos o caminho apontado e traçado pelo nosso Guia Infalível!
Mas, felizmente entre aqueles espias havia um da tribo de judá, Calebe, da qual Jesus é descendente, que confiava em Deus e em sua promessa, sendo perseverante.
Ele rasgou as sua vestes e falou a toda a congregação do povo de Israel: "Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessaTerra e no-la dará, terra que mana leite e mel. [...] O Senhor é conosco: não temais" (Números 14: 8 e 9).
Ficar do lado da verdade, contra a maioria, às vezes pode ser muito perigoso e custar muito caro. Se naõ fosse pela intervenção divina, Calebe teria sido apedrejado.
Não está muito distante o tempo em que enfrentaremos situações em que a maioria estará contra aqueles que acreditam na vitória final, que estarão do lado da verdade, custe o que custar!
Quando o vento da oposição soprar com toda a intensidade, de que lado ficaremos?
Nos acovardaremos ou seremos corajosos e perseverante como Calebe?
Mas valeu a pena a perseverança! A fé, a coragem e a perseverança de Calebe foi recompensada. Disse Deus: "Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve, outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e sua descendência a possuirá" (Números 14: 24).
Em que grupo você e eu estaremos? Entre os derrotistas e medrosos ou entre os que perseveraram até o fim?
Já estamos quase lá! Já podemos com os olhos da fé avistar a Canaâ Celestial!
Você não vai querer desistir agora?
Os espias ficaram quarenta dias espiando a terra. O povo hebreu ficou quarenta anos andando pelo deserto, mas só Calebe e os jovens de vinte anos para baixo entraram na terra de seus sonhos e do sonho de Deus.
Deus também tem um sonho para você, não entrar na canaâ terrestre, mas na Canaâ Celestial!
Sejamos perseverantes e acreditemos que Deus está conduzindo esta Igreja para a sua vitória final! Ela é a menina do olho de Deus; o objeto mais precioso aqui nesta Terra!
Não tenhamos medo porque "medo vêm da falta de fé e violam o segundo mandamento, porque mostram que na nossa mente Deus é muito pequeno" (Os Dez Mandamentos - Loron Wade, p. 24).
Para concluir queremos deixar as palavras de Jesus que se encontra em Mateus 10: 22: "Sereis odiados por causa de meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!