O que você vê quando olha para alguém?

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
O rei Saul, 1º rei de Israel, começou muito bem, cheio de humildade, uma das qualidades para ser um bom governante. Mas depois começaram a vir as conquistas, as vitórias contra os inimigos, e os defeitos de caráter vieram à tona e sua natureza desobidiente prevaleceu. Seu trono estaria garantido, se fosse obediente a Deus!
Então, Samuel, por ordem Divina, se dirigiu a Belém, onde morava o pai de Davi, para uma "inspeção profética dos filhos de Jessé".
Toda a casa estava presente, menos Davi que estava pastoreando as ovelhas de seu pai.
Então os moços começaram a passar diante do profeta. Eliabe foi o primeiro, pois era o filho mais velho. Quando Samuel o viu pensou consigo mesmo: "Certamente está perante o Senhor o Seu ungido" (I Samuel 16: 6).
Mas, felizmente Deus não olha para a aparência exterior, mas para o que está no coração.
Nós, os seres humanos, costumamos errar feio em nossos julgamentos, pois não conhecemos o que se passa no coração. Por isso, julgar é uma prerrogativa exclusivamente de Deus, pois "o homem vê o exterior, porém o Senhor o coração" (I Samuel 16: 7 úp).
Mas, "Eliabe não temia ao Senhor. Se ele tivesse sido chamado ao trono, teria sido um governante orgulho e opressor" (Patriarcas e Profetas, p. 470).
Deus disse para Samuel: "Não olhes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado. Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (I Samuel 16: 7).
O importante para Deus é termos um coração sincero, sermos humilde e totalmente dependente dEle.
E assim passou Abinadabe, Samá e todos os demais, mas nenhum deles era o escolhido.
Samuel deve ter ficado perplexo. Será que Deus tinha se enganado? Afinal eram jovens fortes, bonitos, com pintas de Rei. Mas onde estaria o que deveria ser ungido rei de Israel?
Então Samuel perguntou: "Acabaram-se os mancebos"?
Jessé explicou que tinha um garoto, um adolescente que estava cuidando das ovelhas, nas campinas de Belém.
O garoto então é chamado. O que não passou pela mente dele! O que será que está acontecendo para o profeta de Deus estar na casa de meu pai e mandar  chamar-me?
Era Davi de belos olhos e boa aparência. Disse Deus: "Levanta-te e unge-o, pois este é ele" (Isamuel 16: 12).
Como diríamos na linguagem de hoje, "este é o cara"!
Ele não tinha o porte e estatura de Eliabe, era apenas um partorzinho!
Então, Samuel ungiu o partorzinho de Jessé!
"E, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi" (I Samuel 16: 13 up).
Para aqueles que são obedientes e fiéis a Deus, um dia serão recompensados, não com um trono, mas com uma coroa de glória, pois estarão para sempre, ao lado do Rei de todo o Universo!
"Davi, havia se mostrado bravo e fiel no humilde ofício de pastor, e agora Deus o escolhera para ser o capitão de seu povo" (Patriarcas e Profetas, p. 471).
O alto destino que aguardava Davi, o inspirou ainda mais a ser fiel ao propósito que Deus deveria cumprir em sua vida.
Que o propósito que Deus tem com você possa também inspirá-lo a ser cada dia mais fiel, mais humilde e mais dependente de Deus!
A grande honra que Davi teve, não mudou o seu geito simples de ser. Usando  o modo de falar de hoje, diríamos que "não subiu para a cabeça" a espectativa de que no futuro sentaria no trono de Israel.
O partozinho de Jessé voltou para as colinas com a mesma ternura que antes, enquanto aguardava o desenrolar dos planos, no tempo e da maneira que Deus achasse melhor.
O que você vê quando olha para alguém?
"Mas se o homem vê só um pastor, Deus enxerga um rei! (Nadson Portugal).

Comentários

  1. Muito bom seu texto!
    Certamente Deus olha para o coração e nós seres humanos olhamos com olhar de pecadores, julgando sempre sem conhecer as pessoas e principalmente sem comnhecer o seu coração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA