Você parou? Parou porquê?


Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

"Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efés. 4 :15).
Podemos comparar a vida cristã como uma escada com muitos degraus, aos quais vamos subindo degrau por degrau. Mas em que degrau você está? No primeiro ou no topo da escada? Ou você parou no primeiro degrau? Porquê parou?
O apóstolo Paulo, nesse texto coloca as palavras-chave que é permanecer e crescer em todos os sentidos de nossa vida, mas especialmente se referindo no âmbito espiritual, na comunhão, no relacionamento, no conhecer a Deus e no andar com Ele.
Eu costumo dizer para meus alunos que devem procurar ser melhores hoje do que eles foram ontem. Na vida espiritual também deve haver um crescimento, um amadurecimento crescente e constante. Não podemos ficar parado, estagnado, mas devemos sempre crescer espiritualmente, moralmente, no aperfeiçoamento do caráter, nos relacionamentos, mudando sempre para melhor. Devemos refletir cada vez mais em nossa vida o caráter de Jesus, sendo mais semelhante a Ele. E para que isso aconteça, temos que demorar mais em conhecê-Lo, tendo-o como nosso modelo perfeito para ser seguido e emitado em nossa vida cotidiana.
Em qualquer relacionamento humano para que seja duradouro deve haver muita comunicação, muito diálogo. Assim também no relacionamento com Deus deve haver uma comunhão dária através do estudo de Sua palavra, da oração e do compartilhar da fé.
Para que haja crescimento espiritual temos que ter um relacionamento sólido com Deus e não superficialmente, baseado na imaturidade espiritual.
Temos que dedicar parte de nosso tempo com Deus, todos os dias, alimentando-nos sólidamente, pois já não basta aquele leitinho, que já não nutre mais o suficiente para crescermos na fé e na comunhão com Deus. Não basta fazermos a nossa devoção apressadamente, já com a mão no trinco da porta para sairmos para o nosso trabalho. Temos que tirar mais tempo para Deus, pois Ele merece o nosso melhor.
Ouvi num encontro de líderes da igreja a história de um mendigo que tinha um sonho de comer um cachorro quente. Ele morava na rua, sempre acompanhado de seu amigo cachorro, que era inseparável.
Alguém resolveu realizar o sonho do mendigo, levando-o para comer um cachorro quente. Então, ao ganhar o cachorro quente, ele tira a salsicha e dá para o seu cachorro. O homem que lhe realizou o seu sonho perguntou-lhe porque ele fez aquilo e ele respondeu: "Para o melhor amigo , a melhor parte".
E para o nosso melhor amigo Jesus, que parte estamos lhe oferecendo?
Em Hebreus 5: 13 e 14 diz que "Todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal".
Que tipo de alimento espiritual estou tomando? Leite ou alimento sólido?
Uma jovem que a um ano atrás selou a vida com Cristo através do batismo me falou asim: "É muito fácil vir para a igreja, o dífícil é permanecer nela". Em Gálatas 3: 3, o apóstolo Paulo dá um forte puxão de orelha nos cristãos de Gálatas dizendo: "Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aprefeiçoando na carne"?
Muitos cristãos tem deslizado para a prática do cristianismo legalista, desprezando a comunhão com Cristo, enquanto lutam para fazer o que é direito, procurando salvar a si mesmo, través de suas obras, tornando-se cristãos apáticos e infelizes.
Talvez estejamos lendo a Bíblia de maneira mecanicamente e superficial, mais para acalmar a consciência, do que para buscar os tesouros preciosos encontrados nela.
E a oração tem sido diariamente ou lá de vez enquando? Ela deve fazer parte de nossa vida, assim como o ar que respiramos. Não há como crescermos na vida espiritual sem orarmos, e muito!
"Para crescermos num relacionamento pessoal com Deus, é necessário que cavemos fundo nas escrituras" (Lição da E. Sabatina, abr-jun/207, p. 94).
"Crescer num relacionamento de fé também inclui o partilhar a história de Jesus com amigos e vizinhos" (Idem).
Quando partilhamos o amor de Jesus com outros, nós somos os mais beneficiados, pois estaremos nos fortalecendo cada vez mais e sendo cristãos mais felizes ainda!
"O cristão que não exercita as faculdades que Deus lhe deu, deixa de crescer em Cristo, como também perde a força que já posuía' (Caminho a Cristo, p. 80).
Os nossos dons , devemos utilizar para honra e glória de Deus e para o crescimento de sua Igreja aqui na Terra.
"Para o crescimento espiritual não é suficiente ler a Bíblia. Ela precisa ser obedecida. Precisamos seguir o que ela diz; caso contrário, não haverá nenhuma mudança em nós" (Lição da E. Sabatina Jovens, abr-jun/2007, p. 97).
A obediência só pode vir pela fé. "Jesus levou uma vida de obediência exclusivamente pela fé e tornou-se o maior argumento para provar-nos que somos convidados a viver como Ele, em obediência pela fé" (Como Conhecer a Deus, Morris Venden, p. 121).
Em Hebereus 12: 2 está escrito: "Todavia, o Meu povo viverá pela fé, e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma".
Nunca será suficiente apenas começar o relacionamento com Cristo. Sem uma constante comunhão diária com Ele, jamais será o bastante para a nossa salvação.
O cristão sincero que almeja o Céu, não pode ser como o caranguejo que anda para trás. Jesus disse: "Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto para o reino de Deus' (Lucas 9: 62).
Meus queridos amigos, é necessário que permaneçamos e cresçamos em Cristo continuadamente. Não é suficiente unir-se a Cristo e depois ficar parado ou andando para trás. Nosso ideal deve ser chegar no degrau mais alto da escada da maturidade espiritual, assim como o apóstolo Paulo chegou, a ponto de dizer: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".
[...] por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor (II Pedro 1: 5-7).
"O apóstolo Pedro apresenta perante os crentes a escada do progresso cristão, cujos degraus representam cada qual um acréscimo no conhecimento de Deus e em cuja ascenção não deve haver parada... Somos salvos pelo subir degrau a degrau, passo após passo, para o alto ideal de Cristo para nós" (Atos dos Apóstolos, p. 530).
Essa é a escada do progresso cristão segundo o apóstolo Pedro:
8 - Amor
7 - Fraternidade
6 - Piedade
5 - Paciência (Perseverança)
4 - Domínio próprio (Temperança)
3 - Conhecimento
2 - Virtude
1 - Fé
"Não se sintam oprimidos pela grande soma de trabalho que precisam realizar durante a vida, pois não se requer de vocês que o façam todo de uma vez. Levem o trabalho de cada dia toda a dificuldade do ser , aproveitem cada oportunidade preciosa, apreciem o auxílio que Deus dá e avancem degrau a degrau na escada do progresso. Lembrem-se de que vocês devem viver apenas um dia de cada vez, de que Deus lhes deu um dia e de que os registros celestiais mostrarão como vocês avaliaram seus privilégios e oportunidades. Aproveitem cada dia que Deus lhes concede, de maneira a poder afinal ouvir o Mestre dizer: "Bem está, servo bom e fiel" (Mateus 25: 21); (Mensagens aos Jovens, p. 46).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!