A oração é uma necessidade e um privilégio!

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima
Eu gosto da definição de oração encontrada no Livro Caminho à Cristo de Ellen White na p. 59 que diz assim: “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo”.
Todos nós temos um amigo em quem confiamos e podemos contar tudo o que sentimos em quem podemos desabafar, por que ele nos escuta e nos conforta. Contamos segredos que nem deveríamos contar, só por que confiamos nele.
Podemos ter amigos em quem confiamos que podem decepcionar-nos, trair nossa confiança, mas Jesus é o amigo em quem realmente podemos confiar!
Quando Jesus andou aqui nesta Terra, ensinou seus discípulos a orar, a lançar as suas necessidades diárias e preocupações perante Deus. Essa certeza que eles tiveram deve ser a mesma para nós hoje. Jesus não muda, ele ó mesmo ontem, hoje e amanhã. “Ele é nosso exemplo em todas as coisas. É um irmão em nossas fraquezas”. (Caminho à Cristo, p. 59).
“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava” (Marcos 1:35).
“Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava (Lucas 5: 16).
“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus” (Lucas 6: 12).
Em nossa vida, há também aqueles dias de aflições e de decisões importantes a tomar em que talvez precisássemos passar toda a noite em oração, pois “a oração faz a diferença”!
E por falar que “a oração faz a diferença”, o meu filho baixou um programa de um site da Igreja, instalando no nosso computador. Ele abre automaticamente às 9 horas da manhã, 3 horas da tarde e 9 horas da noite. Aparece uma mão em posição de oração e uma voz que fala assim: “Agora é o momento da oração. Pare tudo o que você esta fazendo e ore.... Quando eu estou no computador, paro o que estou fazendo e oro naquele momento enquanto uma música fala que “alguém orando por mim”. Para mim está sendo uma bênção, por que eu já tenho o costume de dormir orando e acordar orando a Deus.
Quando o Sol começava a lançar os seus raios sobre a Terra, encontrava Jesus ao pé de uma montanha, buscando forças em Deus para enfrentar “os seus deveres e provações”.
Se Jesus, “o Salvador da raça humana, o Filho de Deus, sentiu a necessidade de oração, quanto mais deveriam frágeis e mortais pecadores sentir a necessidade de constante e fervorosa oração”. Ibidem.
O rei Davi escreveu “De manhã, senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmos 5: 3).
Deus está ansioso para derramar as suas bênçãos, mas quão poucos estão orando de maneira sincera e humilde para pedir as suas bênçãos!
“Por que deveriam os filhos de Deus ser relutantes em orar, quando a oração é a chave nas mãos do crente para abrir os depósitos do Céu, onde estão armazenados os ilimitados recursos da Onipotência”? (Caminho à Cristo, p. 60).
“Existem certas condições para que possamos esperar que Deus ouça e responda nossas orações”:
) Sentir necessidade do auxílio de Deus. “Derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca” (Isaías 44: 3).
“Pedi, e dar-se-vos-á (Mateus 7:7).
“Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?” (Romanos 8:32).
) Não ter iniqüidade (pecado) no coração. “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração (Salmos 66: 19-20).
“Se mantivermos iniqüidade em nosso coração, se nos apegarmos a algum pecado de maneira consciente, o Senhor não nos ouvirá; mas a oração que vem do coração arrependido e contrito será sempre aceita” (Caminho à Cristo, p. 60).
) A fé. “É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Se torna galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11: 6).
“Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Marcos 11:24). Você vai aceitar essa oferta?
“Aquele que prometeu é fiel. Se não recebemos as coisas que pedimos, e no tempo desejado, é porque ainda não cremos que o Senhor ouve e responde nossas orações. Temos tantas falhas, somos tão míopes, que às vezes pedimos coisas que não serão bênçãos para nós, e nosso Pai celestial, por amar-nos, responde nossas orações dando-nos aquilo que será para nosso maior bem – aquilo que nós mesmos desejaríamos, se nossa visão fosse divinamente iluminada e pudéssemos ver todas as coisas como elas realmente são. Entretanto, dizer que a oração será sempre respondida do jeito que desejamos é presunção. Deus é demasiadamente sábio para errar e extremamente bom para deixar de conceder o melhor aos que andam em retidão.. Por isso não tenha medo de confiar nEle, mesmo que não veja resposta imediata para sua orações. Apóie-se sobre sua fiel promessa: “Pedi, e dar-se-vos-á” (Caminho à Cristo, p. 61).
4ª) Ter um espírito de amor e perdão em nosso coração. “Perdoa-nos as dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mateus 6: 12).
“Se esperamos que nossas orações sejam ouvidas, devemos perdoar os outros da mesma maneira que esperamos ser perdoados” (Caminho à Cristo, p. 61).
) Perseverar em oração (Romanos 12: 12). “A oração incessante é a inquebrantável união da alma com Deus, para que a vida que vem de Deus flua para a nossa vida. [...] Os que realmente estão buscando comungar com Deus serão vistos em reuniões de oração” (Caminho à Cristo p. 62).
É muito importante orarmos em família, mas o que sustenta nossa vida espiritual é a oração secreta. Na oração secreta, ninguém ouve ninguém vê, somente Deus. É a oportunidade de falarmos tudo o que passa em nosso coração. Em qual quer lugar onde estivermos, seja no trabalho, andando pela rua, passeando, ou em qualquer outra situação, podemos estar sempre conectados com Deus, plugados em Jesus e acompanhados pelos anjos. Devemos deixar sempre aberta a porta de nosso coração para que Jesus habite nele permanentemente como “hóspede celestial”.
“Aquele cujo coração estiver aberto para receber o apoio e a bênção de Deus andarão em uma atmosfera mais santa do que a da terra e manterão comunhão constante com o Céu” (Ibidem).
“Devemos manter-nos tão perto de Deus que, em cada provação inesperada nossos pensamentos se voltem para ele tão naturalmente quanto a flor se volta para o Sol” (Caminho à Cristo, p. 63).
“O Senhor é cheio de terma misericórdia e compassivo” (Tiago 5:11). Jesus conhece a miséria humana, pois Ele sentiu na própria carne, quando vestiu a camisa da humanidade. Por isso o seu coração é cheio de amor por nossa miséria humana!
) Pedir em nome de Jesus. “Pedireis em Meu nome, e não vos digo que rogarei ao Pai por vós. Porque o próprio Pai vos ama.” “Eu vos escolhi vós outros [...] a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em eu nome, Ele vos conceda” (João 16: 26, 27; 15: 16).
“Orar em nome de Jesus, todavia, é mais do que simplesmente mencionar esse nome no começo e no fim da oração. É orar segundo a mente e o espírito de Jesus, crendo em Suas promessas, confiando em Sua graça e fazendo Suas obras” (Ibidem).
Deus não deseja que nos isolemos do mundo, mas que nossa vida fique dividida entre “o monte da oração e o contato com as multidões”, para trabalharmos pelo mestre, para falarmos de seu amor e do plano da salvação.
“Aquele que não faz nada além de orar em breve abandonará essa prática; suas orações acabarão se tornando uma formalidade rotineira. [..] Suas orações se tornarão pessoais e egoístas. Não conseguem orar em favor das necessidades dos outros nem pelo estabelecimento do reino de Cristo”(Caminho à Cristo, 63-64).
Estamos com a chave na mão para abrir o celeiro do Céu. Por que não fazer uso então da oração?
Se você tem orado pouco e quase não tem dado graças a Deus, não gostaria de começar agora? Pois é de joelhos que se vence as maiores batalhas!
"O poder do cristão não está na força dos braços estendidos, mas nas marcas dos joelhos dobrados".
Seja um intercessor em favor de outros como Jesus.
Liste 5 pessoas que deseja orar por sua conversão e salvação.
1. Interceda diariamente uma de cada vez. Pode ser um amigo, parente, vizinho, etc.
2. Separe um tempo específico e um lugar tranquilo para interceder onde somente Deus possa ouví-lo.
3. Desenvolva uma amizade sincera e atenciosa no dia a dia.
4. Comunique que está orando por ela através de um cartão. Lembre-se da data do aniversário para orar com ela.
5. Trabalhe por ela seguindo os passos abaixo, de forma gradativa.
* Envie um folheto com uma mensagem de esperança.
* Envie uma revista.
* Convide para participar de um Pequeno Grupo, de preferência o seu.
* Convide para assistir programas especiais de sua igreja.
* Apresente-a a seus amigos da igreja e ao seu pastor.
"Nada nos une tanto ao coração de Cristo, como as lágrimas que derramamos ao interceder por outros (Em chamas p/Deus, p. 225)
"E será que, antes que clamem, eu responderei, estando eles ainda orando, eu os ouvireis (Isaías 6:24).
Não se esqueçam meus queridos que se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em Seu nome, Ele lhes dará (João 16:23).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!