Glória passageira

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

No Salmos 49 pude aprender um monte de coisas interessantes, assunto esse estudado na Lição da Escola Sabatina do dia 09 de Agosto de 2011.
O salmista como tanta gente hoje, ficou intrigado
como as pessoas se apegam tanto às suas riquezas, fama, beleza, sabedoria e tantas outras coisas mais, como se aquilo durassem para sempre.
Mas o salmista diz que "Todavia, o homem não permanece em sua ostentação; é, antes, como os animais, que perecem "(Salmos 49: 12).
Biologicamente morremos assim como morrem os animais.  Não que o homem seja um animal. Eu discordo da classificação do homem como pertecendo ao Reino animal. Mas com a entrada do pecado que maculou este planeta, o homem desceu a um estágio que se tornou, não todos, piores que os animais.
"Existe outra classificação encontrada na sistemática divina, e identifica o homem que adota uma vida estimulada pelos propósitos que conduzem à eternidade. Esse grupo de seres tem estrutura física de um vertebrado e, quando recém-nascido, aproveita o alimento materno para subsistir; mas mediante o uso do seu intelecto, demonstra capacidade para diferenciar entre o bem e o mal, entre obedecer e seguir seu desatino, entre construir para esta vida ou acumular tesouros para a vida eterna, entre adorar livremente a Deus ou ser escravo do maligno. Esse grupo de pessoas não pertence ao reino animal; mas sim, ao reino de Deus" (Ruben Aguilar-Lição 07 – Adoração nos Salmos).
No verso 14 do mesmo Salmos ele diz "Não temas, quando alguém se enriquecer, quando avultar a glória de sua casa; pois, em morrendo, nada levará consigo, a sua glória não o ocompanhará".
Quantos famosos que morreram e deixaram a sua fortuna para outros. Desgastaram e desperdiçaram a vida atrás da fama e do dinheiro, mas para que?
"Quando alcançarmos a fama, nunca devemos nos esquecer de nossa estrutura: somos apenas pó"(Akanbi Joseph, pioneiro da Missão Global, lagos, Nigéria).
E o escritor do Salmos continua dizendo: "Ainda que durante a vida ele se tenha lizonjeado, e ainda que o louvem quando faz o bem a si mesmo, irá ter com a geração de seus pais, os quais já não verão a luz" (Salmos 49: 18-19). 
Uma coisa certa neste mundo é a morte. Uns partem mais cedo que outros, por levar uma vida desregrada, outros por fatalidades e tragédias, outros por doenças ou velhice, mas todos terão que partir, pelo menos por enquanto, até que Jesus volte, quando a morte cessará para sempre.
O último verso 20, do Salmos  49 diz "que o homem revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem".
"Aqui, acredito que o Salmista está se referindo do homem sem entendimento de Deus, da brevidade da vida e como devemos nos preparar para a morte, sabendo depois que vem o juízo eterno. Os animais não sabem nada disso e nem precisam saber, pois eles não prestarão contas no dia do juízo, mas o homem sim, terá que prestar contas de seus atos, serão "pesados na balança e achados em falta", se não se arrependerem.
Neste mundo reina tanta desigualdade e injustiça em que o errado parece certo e o certo parece errado. Uns vivendo no luxo e a grande maioria lutando para sobreviver, e os ricos explorando os pobres.
Mas ricos e pobres devem saber que a vida é passageira e que não devem se apegar as coisas deste mundo, pois "são fugazes, transitórias e se perdem facilmente. Tudo pelo que você tem trabalhado, tudo que você tem lutado para conseguir, tudo que é importante para você, pode ser tirado, perdido, destruído da noite para o dia. Vivemos à beira de um precipício, pelo menos nesta vida. Felizmente, como esse salmo mostra, e como grande parte da Bíblia atesta, esta vida não é tudo  que existe" (Lição da Escola Sabatina, terça, 9 de agosto de 2011).
Gosto muito da  Composição de Lineu Soares e Valdecir Lima que diz assim:

O mundo corre em busca de sucesso
E a vida em tanta guerra se desfaz
O homem sonha as glórias do progresso
Mas anda velozmente para trás
Só Deus concede a glória verdadeira
Só nEle a vida tem real valor
É Ele quem promete um mundo novo
Sem medo, sem tristeza e sem rancor

A glória desta terra é passageira
A vida passa e tudo que ela traz
Não temo o futuro
Pois tenho Deus comigo
Pode cair o mundo estou em paz

Se você quer conhecer a glória verdadeira, por que não vem agora mesmo para os braços de Jesus?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!