Quando Entristecemos o Espírito de Deus

Quando Entristecemos o Espírito de Deus

Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

"E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para  o dia da redenção." (Efésios 4: 30).
Ao longo de minha vida eu devo ter  entristecido muitas e muitas  vezes o Espírito Santo. Que seria de mim sem o perdão de Deus? Que seria de você sem o bendito perdão de Deus?
Tenho o hábito de orar várias vezes ao dia, mas na minha primeira oração depois que acordo, eu agradeço pelo novo dia, pela misericórdia e pela graça estendida a mim por intermédio de Jesus.
Costumo também orar diariamente para que o Espírito Santo não se retire de mim e nem de meus familiares queridos.
Mas como entristecemos o Espírito Santo?
De muitas maneiras podemos entristecer o Espírito Santo. Vamos citar algumas para que fique mais fácil de você compreender:
Entristecemos o Espírito Santo Quando gastamos quase todo o nosso tempo na internet, no facebook, no msn, no twitter, e não temos tempo para estudar a Bíblia e ter os momentos de comunhão com Deus.
Quando assistimos filmes até altas horas da noite, quando deveríamos estar dormindo e descansando para restaurar as nossas forças e energia.
Quando ingerimos coisas prejudiciais a nossa saúde tais como bebidas alcoólicas, chimarrão, café preto, drogas e todo tipo de alimentos que de alguma maneira pode ser nocivo ao nosso corpo. "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19).
Quando torcemos fanaticamente pelo time de futebol do coração e Deus proíbe que tenhamos ídolos diante de nós;
Quando não queremos nem conversar com a família, ficando hipnotizados diante da telinha na hora da novela preferida;
Quando nos apegamos as coisas materiais como se fôssemos viver aqui na Terra para sempre, sabendo que a nossa pátria não é daqui;
Quando seguimos uma igreja, uma doutrina, um pregador, e não seguimos Jesus e nem o temos como Senhor de nossa vida;
Quando vamos a igreja porque estamos acostumados a ter encontro com os amigos e não com Jesus;
Quando temos algum vício ou mau hábito e não queremos deixá-lo, duvidando que Jesus tem poder para quebrar as cadeias que nos escraviza;
Quando me recuso em testemunhar de Jesus porque tenho vergonha de que outros saibam que eu sou um cristão;
Quando transgrido qualquer um dos 10 mandamentos de Deus, achando que isso não tem tanta importância;
Quando engano meus irmãos da igreja fingindo aquilo que não sou, pensando que Deus não sabe tudo sobre a nossa vida, mesmo aquelas coisas bem escondidas que achamos que nunca serão descobertas;
Quando fico falando mal dos outros, fofocando ou fazendo intrigas entre os irmãos da igreja, familiares e vizinhos, quando a Bíblia diz que os que tais coisas praticam "não herdarão o Reino de Deus" (Gálatas 5: 20-21);
Quando uso da mentira para me safar de algum problema ou constrangimento, pensando que em uma mentirinha branca não há nenhum problema, sendo que Deus diz em Apocalipse 22:14-15) que não terão "direito à árvore da vida, todo aquele que ama e pratica a mentira";
Quando traio meu cônjuge, minha família e meus amigos, achando que Deus não está vendo tudo;
Quando teimo em seguir uma religião, mesmo sabendo que ela não é verdadeira, sabendo que a Bíblia é uma luz que mostra qual é o caminho, a verdade e a vida ;
Em fim, poderíamos ficar escrevendo muito mais coisas que deixa triste o Espírito Santo, mas talvez a mais importante é quando Ele fala em nossa mente, quando insistentemente apela ao nosso coração para que não deixemos Jesus do lado de fora de nossa vida, e nós sempre o rejeitamos.
"A Bíblia declara que o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo de erro, mas a "recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus." (Pr Noemel Stina).
Li certa vez de um menino que tinha uma pombinha. Ele dava o alimento para a ave comer em sua mão. Ela vinha sempre comer na mão do menino. Mas, certo dia quando a pomba veio, ele enxotou-a. Depois de várias vezes rejeitada e mal tratada, ela voo para nunca mais voltar.
Assim ocorre também conosco. Quando o Espírito Santo fala, fala e toca o nosso coração, por muitas e muitas vezes e nós o rejeitamos, a Sua voz vai ficando cada vez menos audível, até cessar de uma vez por todas. "O coração torna-se menos impressionável, e cai numa perigosa inconsciência da brevidade da vida e da grande eternidade além. Nossa condenação no Juízo será resultado [...] de termos negligenciado as oportunidades enviadas pelo Céu, para conhecer a verdade" (Idem).
Por que não abre agora o seu coração a Jesus, deixando Ele fazer morada para sempre?
Não adie mais, pois um dia poderá ser tarde demais! Receba-o agora!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!