Como entender a tragédia de Santa Bárbara do Sul segundo a Bíblia

O primeiro capítulo do livro de Jó começa descrevendo um homem que era íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Mas num certo dia em que os filhos de Deus vieram perante Ele para Adorar, Satanás também estava presente. “Então perguntou o Senhor a satanás:  Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: de rodear a Terra e passear por ela. Deus perguntou a Satanás se tinha observado como Jó  era  fiel. Satanás questionou a Deus dizendo que Jó  era muito abençoado por isso ele era assim, mas se fosse tocado em seus bens e tudo o que tinha, ele blasfemaria. Deus, então, permitiu que satanás tocasse em tudo o que Jó tinha, com exceção de sua vida. Em pouco tempo Satanás destruiu os servos de Jó, suas ovelhas, seus camelos e as coisas mais preciosas que Jó tinha que eram seus filhos. No capítulo 2: 19 do livro de Jó diz: “Eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos 4 cantos da casa, a qual caiu sobre eles e morreram”. Podemos perceber que satanás sente prazer em destruir, matar e ver a desgraça dos seres humanos sendo atribuída a Deus. Se lhe fosse permitido ele destruiria todos os seres humanos, mas ele tem o  poder restringido. Segundo o que o próprio Jesus disse, ele tem poder para fazer até descer fogo do céu. Ele tem poder para formar ciclones, furacões, vendavais, guerras, epidemias e tantas outras coisas mais. Mas você pode se questionar: mas porque Deus permite que ele traga tanto sofrimento, até mesmo para pessoas boas e fiéis a Deus? Primeiro devemos entender que habitamos no mesmo território do inimigo de Deus e que existe um grande conflito entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás e nós estamos no meio desta guerra porque somos todos pecadores e o resultado do pecado é a morte e todas as desgraças que assolam este planeta. Graças a Deus que não estamos só, porque Jesus já derrotou esse inimigo na cruz do calvário, possibilitando que você, eu,  e todos possam ter esperança de salvação e morar no país que ele preparou para aqueles que o  aceitarem de todo o coração. Vai chegar o dia em que satanás e todos aqueles que não aceitarem Jesus como seu salvador serão destruídos para sempre e segundo a Bíblia o mal não se levantará pela segunda vez. Assim como nós, Jó também não estava entendendo o que estava acontecendo. Seus amigos achavam que toda aquela tragédia que aconteceu na vida de Jó, era por causa de seus pecados. Ele não sabia que Deus queria provar para satanás que ele era obediente a Deus por que o amava e não porque era abençoado. Você pode ainda questionar: Por que a desgraça, os acidentes, as catástrofes atinge também as pessoas que obedecem a Deus?
A Bíblia nos responde em Eclesiastes 9: 20 que "tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom como ao pecador, ao puro e ao impuro; ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao que jura como ao que teme o juramento".
Porque Deus permite que os seres humanos, seus filhos, sejam tão afligidos pelas coisas que acontecem de mal neste mundo em que vivemos? Estamos sujeitos e somoS atingidos pelas tristezas, doenças, acidentes, problemas financeiros, separações, fomes, guerras, vendavais, terremotos, ciclones, enchentes, secas e tantas outras mazelas que assolam este mundo, que cada vez mais se tornou mais perigoso para se viver a cada dia que passa. Isso não diz nada a você? Mas isso que acontece conosco, não será nada comparado quando a porta da graça se fechar e todo caso for decidido, para vida eterna ou morte eterna. Os anjos de Deus estão ainda segurando os quatro ventos da Terra, mas quando os sinceros e fiéis filhos de Deus forem selados e a sentença decretada “continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se (Apocalípse 22: 11), então só estarão seguros neste mundo aqueles que receberam o selo do Deus Vivo”, mas os ímpios não terão proteção nenhuma, estarão a mercê da maldade do inimigo de Deus! E daí, de que lado eu e você estaremos? Do lado de Deus ou do lado do inimigo de Deus? Com o selo de Deus, não sendo mais  atingidos pela maldade e o ódio de Satanás ou a mercê dos flagelos e pragas que cairão sobre os que não aceitaram Jesus como seu Salvador? Uma outra coisa que devemos entender porque Deus permite o sofrimento, é para nós não apegarmos a este mundo, achando que aqui é um lugar muito bom para se viver e não sentirmos anseio por um mundo melhor, onde “toda lágrima, e morte já não existirá, já não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”(Apocalípse 21: 4). Não devemos apegar-nos as coisas deste mundo, porque são passageiras e transitórias e não nos trazem a felicidade duradoura e permanente. Deus permite o sofrimento, porque é uma consequência natural do pecado e Ele quer que tenhamos ódio do pecado, mas devemos amar de todo coração os pecadores, pelos quais Cristo deu a sua vida, “para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3: 16).  Deus quer que nos apeguemos a Ele o busquemos de todo o nosso coração, pois é unicamente nEle que deve estar firmadas todas as nossas esperanças. Você meu querido morador de Santa Bárbara do Sul –RS, que até por volta da 21:30 horas do dia 28 de julho de 2012, Sábaado, estavam tranquilos  no aconchego de seu lar e em poucos segundo passou por  todo aquele pesadelo,  mas que era a mais pura realidade, perdendo parcialmente ou tudo o que levou anos pra adquirir, pôde sentir na própria pele, o que é passar  por medo, pânico, angústia e incerteza, vendo seus bens materiais destruídos diante de seus olhos, sem poder fazer nada, a não ser tentar salvar a sua vida. Mas graças a Deus, apesar das perdas materiais e emocionais, não houve nenhuma morte. Estamos apenas de passagem por este mundo turbulento, pois temos a promessa de Jesus: “Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14: 2-3). Se Jesus fez o que era mais difícil, que foi morrer pela humanidade caída, será que não virá para resgatá-los desse mundo sequestrado por seu inimigo? As coisas deste mundo são passageiras, os prazeres deste mundo são passageiros, as riquezas deste mundo são passageiras e aqueles que se preocupam só com coisas terrenas terá o destino como perdição (Colossenses 3: 19), mas ”a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Colossenses 3: 20). O que deve nos preocupar de verdade é onde queremos passar a eternidade! Jesus vai voltar muito em breve. Seus sinais estão em toda parte, basta prestarmos atenção. Olhe para o mundo social, olhe para o mundo político, olhe para o mundo econômico, o lhe para o mundo religioso! O que está acontecendo não diz nada a você?  E quando Ele voltar vai levar você para o Céu, onde só existirá felicidade pois “o vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele será meu filho” (Apocalípse 21: 7). Para conhecer melhor essa esperança que vibra no meu coração e no coração de tantos outros milhares. Procure a igreja Adventista do 7º Dia mais próxima de sua casa, pois a vida eterna depende de conhecermos a Deus e a Jesus como o nosso Salvador! Se você tiver interesse de conhecer melhor a Jesus e o plano da salvação deixe o seu recado e endereço neste blog que entraremos em contato com você. Um grande abraço e que Deus te abençoe!


Autor: Carlos Joel Fortes de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você já caiu sobre a Rocha e se despedaçou?

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

BEBA ÁGUA DA SUA CISTERNA!